“Nem tudo que reluz é ouro”, diz a sabedoria popular. De fato, algumas coisas não são bem o que parecem. Para tentar identificar o que é realmente ouro e não apenas uma peça banhada ou folheada, deve ter em conta vários factores.
Para encontrar os quilates é preciso observar se existe alguma indicação de pureza "cravada" na peça, que deve rondar entre os 9k e os 24k.
Por isso, a caracterização de “ouro verdadeiro” analisa-se através das proporções de ouro presentes na sua jóia. Então, conforme os tipos de ouro:
No entanto, pelo desgaste pode não ser visível, e até mesmo as jóias falsas têm selos que podem parecer reais, então outro teste será necessário.
Como é um metal não magnético, o ouro repele a atracção gerada pelos ímans. Assim, ao aproximar um íman para a peça, se esta for fortemente atraída por ele, então não é ouro. Embora este teste possa ajudar a excluir alguns metais não metálicos, a falta de reacções nem sempre indica a consistência do material, pois alguns metais não-magnéticos são utilizados na falsificação de jóias. Ou seja: não é porque passou no teste do íman que uma peça é, comprovadamente, de ouro. Então, é necessário complementar a análise com outros testes.
Existem poucos metais mais densos que o ouro. A densidade do ouro puro de 24K é cerca de 19.3 g/ml, o valor mais alto entre a maioria dos outros metais. Medir a densidade das peças ajuda a determinar se o ouro é real. Em regra geral, quanto maior a densidade, mais puro é o ouro. Porém, este teste só tem 100% de garantia de funcionamento com jóias sem pedraria ou detalhes a mais feitos em outro material.
Quais os passos?
Com recurso a um pedaço de pavimento cerâmico ou prato cerâmico não vidrado, esfrega-se a peça na sua superfície. Se criar uma marca preta indica que a peça não é de ouro, mas se a marca for dourada estamos perante um peça de ouro no seu estado puro.
Embora esse teste seja simples e acessível, pode danificar as peças, pelo que não deve ser feito em casa, mas sim por um profissional da Loja do Ouro.
O ácido nítrico é um dos métodos mais utilizados para descobrir a pureza do ouro e também da prata. O ouro real não reage ao ácido nítrico.
Porém, devido às dificuldades relativas à aquisição do ácido e aos riscos de segurança inerentes à prática, é melhor deixar esse teste para um profissional da Loja do Ouro. Este ácido é altamente corrosivo!
Para testar a peça, basta limpar a peça com uma flanela, rapa-se levemente a superfície da jóia e aplica-se uma pequena quantidade de ácido nítrico usando um conta-gotas. Após alguns minutos irá aparecer uma cor na zona onde foi deitada a gota:
Uma jóia de ouro é um investimento grande, por isso é importante ter a certeza de que estamos perante uma peça autêntica. Na Loja do Ouro temos à sua disposição Avaliadores Oficiais, Licenciados pela Casa da Moeda, que podem avaliar gratuitamente as suas peças. Visite-nos numa das nossas lojas espalhadas pelo país, ou contacte-nos para marcação.