É frequente investir em ouro em tempos de incerteza económica. Na verdade, nestas alturas, o preço do Ouro tem tendência a subir devido ao aumento da procura por parte de investidores. Procuram no ouro um refúgio, uma proteção para os seus investimentos.
O ouro foi sempre muito respeitado por todo o globo pelo seu valor e pela sua história. Comparado às notas, moedas ou outros tipos de ativos, o ouro preservou o seu valor ao longo dos anos, e continua em subida devido às situações de crise, guerra e inflação.
Como acontece com outros mercados financeiros, também o mercado de ouro está sujeito à volatilidade. O preço do ouro é influenciado pela oferta e procura, mas, ao contrário do que acontece na maioria das matérias-primas, a economia tem um impacto maior no preço do que no seu consumo.
Os vários usos e aplicações do ouro, nomeadamente em joalharia mas também em material hospitalar/cirúrgico, fazem deste metal um ativo valioso.
Se habitualmente costuma investir tudo em carteiras de ativos (ações), investir em ouro é uma boa forma de diversificar a sua carteira de investimentos. Como se costuma dizer, “não se deve apostar os ovos todos no mesmo cesto”. Assim, consegue reduzir o risco de ter todo o seu dinheiro investido em ações/mercados que costumam ter variações significativas de preço.
O ouro é um metal que existe em grandes quantidades, por todo o mundo. No entanto, pode ocorrer a escassez deste mineral num futuro, terminarem as reservas mineráveis, pelo que tende a valorizar ainda mais o ouro que já está em circulação no mercado.
A compra de barras de ouro e moedas de ouro, como libras, está isenta de impostos por ser considerada uma compra de investimento, e se decidir vender não fica sujeito ao pagamento de mais valias, o que acaba por tornar a compra de ouro de investimento mais vantajosa.
A maioria dos investidores opta por comprar barras de ouro ou moedas de ouro, como libras, krugerrand e pesos mexicanos.
A facilidade de adquirir moedas em ouro e transacioná-las em caso de necessidade, poder ser vendido em qualquer momento e em qualquer lugar do mundo, é visto como uma vantagem.
Em casos limites de necessidade, como em situações extremas de guerra, é possível até trocar uma moeda de ouro por bens de primeira necessidade. Serve facilmente como moeda de troca.
A compra de jóias em ouro é também uma boa opção para quem pretende investir. O ideal será sempre adquirir peças de ouro em segunda mão, por estarem a um valor de mercado mais baixo. Nas jóias novas, tende a ser valorizado o modelo, design e marca, enquanto as jóias em ouro em segunda mão, como as comercializadas pela Loja do Ouro, são valorizadas pelos quilates do metal que compõem a jóia.
Com um investimento menor, acaba por ter uma peça de ourivesaria que pode usar no dia a dia ou em ocasiões especiais, e que pode vir a valorizar num futuro próximo.
Em Portugal, é também muito comum a tradição de investir em ouro, passar de geração em geração: desde as Contas de Viana (eram poupanças de uma vida), à oferta de libras em casamentos e artigos em ouro nos batizados. O ouro sempre foi considerado um investimento seguro pelas famílias.
Na nossa loja online em www.lojadoouro.pt ou nas nossas lojas físicas localizadas na zona centro de Portugal, poderá encontrar diversas formas de investir e rentabilizar o seu dinheiro. Em caso de dúvidas, tem também à sua disposição um conjunto de profissionais que lhe podem aconselhar as melhores opções.